>
O uso cada vez mais racional e eficiente dos recursos hídricos pela indústria da cana vem reduzindo de forma significativa a captação de água nos últimos 30 anos. Graças ao reuso, a retirada média pelo setor caiu de 15 a 20 metros cúbicos por tonelada na década de 70, para a média atual abaixo de dois metros cúbicos por tonelada, com algumas unidades industriais chegando a captar menos de um metro cúbico por tonelada.
Segundo o consultor Ambiental e de Recursos Hídricos da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), André Elia Neto, a técnica de reutilizar traz benefícios ambientais significativos, como a diminuição da captação do volume do recurso hídrico gerado e com a redução da poluição, já que a descarga de efluentes (resíduos) é minimizada. Há também benefícios econômicos para a empresa, com o decréscimo da cobrança pelo uso da água.
“A introdução de processos de racionalização e reuso de água, vem diminuindo de forma abrupta a demanda pelo recurso hídrico. Tecnologias de ponta em desenvolvimento e outras a serem desenvolvidas possibilitarão aproveitar melhor a água contida na cana, podendo-se atingir um novo patamar de captação abaixo de 0,5 m³/t de cana processada,” destacou o consultor da UNICA.
Diante da crise hídrica que assola a região Centro-Sul do País, Elia Neto enfatiza a necessidade de algumas medidas de contingências.
“Novas outorgas de água subterrâneas, reciclagem de efluentes e mesmo projetos que possibilitem armazenar água da chuva, sem dúvida são medidas que necessitam de grandes investimentos, mas podem garantir em alguns casos a produção da indústria canavieira, caso a seca se alongue por mais tempo,” explicou.
Relatório sobre uso da água pelo setor
Para tratar sobre a gestão da água pelo setor sucroenergético, a UNICA, o Fórum Nacional Sucroenergético (FNS) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançaram o Relatório sobre a sustentabilidade do uso da água pela indústria da cana referente a safra 2012/2013.
A publicação traz informações sobre o uso racional adotado pelo setor, que ao adotar programas rigorosos de gestão ambiental conseguiram uma postura moderna e eficiente de reuso, exemplo para os demais segmentos. Para conhecer o material, clique aqui.
 
Fonte: UNICA
 
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •