Produtores de cana pedem liberação de recursos

>
Produtores de cana pedem liberação de recursos
fonte da imagem: http://www.acrissul.com.br/
Nesta terça-feira (11), o presidente da União Nordestina de Produtores de Cana de Açúcar (Unida), Alexandre Andrade, e outros representantes de plantadores da região pediram ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que interceda junto ao Ministério da Fazenda pela liberação da subvenção da cana aprovada pela Lei 12.999/2014. Os produtores esperam receber R$ 187 milhões, como estabelecido pela Medida Provisória 666/2014, mas o pagamento foi prejudicado porque a MP não foi aprovada e perdeu a eficácia.
Segundo Alexandre Andrade, o dinheiro beneficiará 35 mil produtores, 91% da agricultura familiar. A lei da subvenção foi aprovada para socorrer os plantadores do Nordeste e do Rio de Janeiro que tiveram prejuízos com a seca na safra 2012/2013. Cada produtor tem direito ao pagamento de R$ 12 por tonelada de cana, até o limite de 10 mil toneladas.
— Com esse recurso entrando agora, os produtores terão condições de fazer novos plantios, tratos culturais, contratar mais mão de obra e gerar emprego e renda na região. Agora está todo mundo, praticamente, sobrevivendo de plantios anteriores. A produtividade é muito baixa, porque tem que haver uma renovação desse canavial, que não está acontecendo — explicou Andrade.
Renan Calheiros respondeu aos produtores que aproveitará o encontro que terá com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nesta quarta-feira (12), para cobrar uma sinalização sobre a subvenção. Renan explicou que o Congresso vem trabalhando com a equipe econômica do governo para encontrar soluções que levem à retomada do crescimento.
Além de Alexandre Andrade, participaram do encontro Edgar Antunes, presidente da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana/AL); Murilo Paraíso, presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan/PB); Edvaldo Júnior; Willian Fragoso; José Ricardo Severo; Jorge Monteiro; e Flavio Romero.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado
Fonte: Agência Senado
 
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •